Blog

ALIMENTAÇÃO CORRETA BENEFICIA A SAÚDE DOS IDOSOS

Para que se tenha um bom processo de envelhecimento, é importante que a alimentação aja como aliada, pois ela pode ser ou um agente de prevenção e cura, ou um agente de perda de saúde progressiva. Dessa forma, se o idoso estiver acometido por alguma doença, é importante que ele tenha uma alimentação adequada, pois isso fará com que ele fortaleça seu sistema imunológico. O que se come, portanto, tem o poder de auxiliar consideravelmente na sua recuperação e melhorar sua qualidade de vida.

Resultado de imagem para idosos se alimentando

Então, qual é a alimentação adequada para os idosos? Por causa das mudanças fisiológicas pelas quais os idosos passam, eles ficam cada vez mais suscetíveis a carências nutricionais. E é aí que se apresenta a importância de uma alimentação correta para suprir essa falta de nutrientes: é interessante investir, principalmente, em vitamina C e vitaminas do complexo B, pois elas contribuem, por exemplo, com uma boa cognição e diminuem os riscos de anemia. Para isso, deve-se comer bastantes alimentos de origem vegetal, como verduras e frutas, os quais têm considerável quantidade de vitaminas e minerais que auxiliam em uma boa proteção à saúde.

A nutricionista Josiane Siviero, professora do Centro Universitário La Salle, em Canoas, deu boas dicas para um cardápio mais saudável: investir em frutas secas, saladas e alimentos desnatados; aumentar o consumo de fibras através de verduras e frutas; reduzir o óleo nas preparações das comidas; aumentar a quantidade de refeições por dia (no mínimo 4) para que se diminua a quantidade de comida a cada prato, visto que isso favorece uma boa digestão; e beber bastante água diariamente, para manter uma boa hidratação.

Com uma boa alimentação, portanto, será possível obter uma melhor qualidade de vida na terceira idade, pois ela ajudará a combater e prevenir patologias, e até mesmo curá-las. Por isso, é necessário dar bastante atenção às refeições e ao que se está ingerindo, não esquecendo, claro, de que mesmo uma alimentação saudável deve ser prazerosa!

Fonte:

http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=578&secao=204

Posted in: alimentação, dieta, dieta saudável, idosos, nutrição, Saúde, terceira idade, velhice

Leave a Comment (0) ↓

Leave a Comment