Quais tarefas habituais do cuidador?

I) Cuidador – Tarefas habituais do (a) cuidador (a):

40708

No auxílio ao assistido ou paciente em:

. higiene pessoal  . leitura e conversação  . estimulação sensorial e física  – . motivação da auto-estima  – . controle de horário e administração de medicação, diabetes, pressão, temperatura, etc  – . locomoção   . tarefas domésticas leves e preparação rápida de refeição destinada exclusivamente ao assistido.

. nas dificuldades causadas pelo alzheimer, parkinson, doença neurodegenerativa, avc, paralisias e limitações físicas e mentais   . curativos comuns. obs: os curativos complexos (enfermagem) serão tratados apenas por cuidadora também técnica de enfermagem.

. recuperação cirúrgica em geral e pós-parto (aqui deve ser observado a necessidade ou não de enfermagem).

. na companhia de lazer, caminhada, passeios, viagens   . nas atividades físicas (mediante orientação médica e familiar)   . nas consultas médicas e respectivos deslocamentos.

II) Enfermagem Domiciliar (não se confunde com Home Care)

Antes de mais nada, na grande maioria dos casos (90%) o serviço de cuidador dispensa a necessidade de procedimentos de enfermagem. Mas nos 10% restantes o assistido precisará, exclusiva ou adicionalmente, de cuidados de enfermagem em, por exemplo, feridas abertas, curativos pós-cirurgias, sondas, cateteres,  alimentação via gtt, etc.  Nestes casos, somente um cuidador com formação e prática em enfermagem deve cuidar do assistido.

A enfermagem domiciliar com cuidadores profissionais (da Amigos Cuidadores) não se confunde com o serviço extra-hospitalar de home care. O home care só pode ser realizado por empresas de saúde com registro e autorização da ANVISA para tal atividade. No home care o paciente continua recebendo em sua residência cuidados de natureza hospitalar, inclusive com uso de aparelhos, e de medicação ministrada por médico do próprio home care, acompanhado por equipe de saúde multidisciplinar (médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, etc, com exceção do cuidador que deve ser contratado diretamente pela família do paciente). Com o home care o paciente pode deixar o ambiente hospitalar, reduzindo riscos de infecção hospitalar (causa relevante de complicações e de óbitos), para continuar com o tratamento em casa até a sua recuperação ou, naqueles casos sem expectativa de recuperação, ter preservada uma qualidade de vida possível à sua condição clínica, em contato com os familiares, mas sob amparo de rigoroso protocolo médico.

Portanto, na grande maioria dos casos de enfermagem domiciliar não é necessário e nem caso caso de suporte por Home Care, sendo suficiente a assistência por cuidador(a) com formação e prática em enfermagem, com excelentes resultados no tratamento, como os oferecidos pela Amigos Cuidadores.

Nota: Por razões éticas e regulamentares, a empresa de home care está impedida de oferecer, disponibilizar ou indicar cuidador próprio ou de parceiros. O serviço de cuidador deve ser contratado separadamente pela família, para o auxilio do paciente nas suas atividades de vida diária como alimentação, banho, transporte, utilização do banheiro, etc. O cuidador tem papel fundamental na comunicação com a equipe profissional, pois é ele que acompanha de perto a evolução da condição do paciente e constitui-se no elo entre os profissionais do Home Care e a família.

Nossos(as) cuidadores(as) que trabalham com pessoas necessitadas de enfermagem possuem formação e prática em enfermagem, o que garante a segurança de nosso trabalho nestas condições especiais.

bebe_recém-umbigocaregiver_babanegra&criançabranca

III) Cuidadora-Nanny  e  Cuidadora-Mommy

Exclusividade da Amigos Cuidadores é o serviço dedicado às necessidades da mulher moderna, que deseja conciliar a maternidade com sua vida profissional. Por isso, oferecemos um serviço exclusivo e diferenciado de Cuidadora-Nanny para crianças a partir de 01 ano de idade, e de Cuidadora-Mommy para as mamães de primeira viagem e/ou que não podem contar com a ajuda de familiares para ajudá-las no pós-parto e com o cuidado do recém nascido de até 01 ano.

Nossas profissionais cuidadoras nanny e mommy partilham integralmente do nosso conceito de trabalho, todas com perfil e vocação para cuidar de crianças e de suas mães de forma segura, com amor e carinho.

caregiver

IV) Dama de Companhia

Outro serviço inovador exclusivo nosso, para senhoras e idosas que desejam ter uma companhia para atividades externas, como idas ao médico, fisioterapia, lazer, passeio, viagem,  etc., ou para fazer companhia em casa durante o dia ou à noite.